Qual a importância das histórias tradicionais que contamos às crianças?

Os contos tradicionais são, muitas vezes, as primeiras histórias que nos lembramos de ter ouvido em pequenos e, também, os primeiros livros que nos foram oferecidos. Transmitidos pelos mais velhos aos mais novos, são histórias que fazem parte da herança popular e que sempre despertaram a atenção das crianças pelo maravilhoso, pelo imaginário e pela simplicidade das personagens.

Ao contarmos histórias tradicionais às nossas crianças, além de estarmos a fortalecer laços afetivos e a promover a comunicação entre gerações e culturas, estamos também a ajudá-las a solidificar a aquisição da língua materna e a enriquecer o seu vocabulário.

Mas há mais. São histórias simples com poucos detalhes e com personagens bem estruturadas, que permitem às crianças melhor compreender a mensagem presente na narrativa. Por isso mesmo, ao mesmo tempo que se divertem, aprendem valores importantes para a sua formação pessoal, social e moral, como, por exemplo, a distinguir entre o «bem» e o «mal», a desenvolver o sentido de interajuda, fora e dentro do seio familiar, e a enfrentar medos e ansiedades.

Aproveite Um concurso nada tradicional para trazer as histórias tradicionais para a sala de aula e para as interpretar com os seus alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário