"Já sei ler sozinho!"



Créditos: Cuellar via Photopin cc

Para que as crianças comecem a ler sozinhas, é necessário praticar muito e, principalmente, ter a ajuda de um adulto. A leitura orientada é uma etapa importante para a autonomia das crianças, mas é também um processo que é diferente para cada uma delas.
Ao chegarem ao 1º ciclo, as crianças trazem consigo experiências anteriores de contacto com os livros. Para algumas, ler faz parte das suas brincadeiras e, para outras, constitui um momento aborrecido e sem interesse. Mas não é só esta ”bagagem” que influencia a relação dos mais pequenos com os livros. Também a sua personalidade determina os interesses e gostos pessoais no que toca à leitura. É, por isso, essencial ter todos estes fatores em conta quando se estimula a criança a ler.
A coleção Uma história nada tradicional é um ótimo exemplo para acompanhar as crianças no domínio da leitura. Se, por um lado, apresenta uma narrativa mais extensa, organizada por capítulos e ilustrada, por outro, o facto de se tratar de uma coleção associada às histórias tradicionais desperta nas crianças a vontade de regressar à história e reencontrar personagens e temas. 
No final da leitura acompanhada, são muitos os exercícios propostos às crianças, o que ajudará a perceber o nível de autonomia de cada uma. Por exemplo, ao pedir que ela identifique as personagens principais e as personagens secundárias da história, que ordene os nomes de acordo com a sequência da narrativa, a criança está igualmente a sedimentar a aprendizagem da leitura.
Há quase um mês que foi lançado o Um concurso nada tradicional. Aceda ao separador “Como participar” e faça o download dos materiais necessários para que os seus alunos possam participar nesta atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário