Ler, ler, ler: o livro é um eterno companheiro!



Não há dúvida de que as crianças gostam de imitar os adultos das mais diversas formas. Ora calçam os sapatos do pai, ora usam o batom da mãe: os pais são o exemplo a seguir! 

É por isso que uma das maneiras mais eficazes de eles as incentivarem a ler é dando o exemplo. Cabe aos pais despertar nos mais pequenos o prazer da leitura, para que olhem os livros como um companheiro de brincadeiras e não como uma obrigação. 

Na publicação anterior abordámos a leitura do ponto de vista dos professores. Hoje deixamos algumas sugestões aos pais para que a leitura se torne um momento agradável na rotina dos filhos: 

  1.  Leia para os seus filhos, por exemplo, à noite na cama, antes de adormecerem. O momento de leitura com os pais proporciona-lhes uma sensação de tranquilidade e prepara-os para uma noite descansada. Contar histórias aos seus filhos é também importante para o seu enriquecimento pessoal, pois ajuda-os a criar uma estrutura intelectual forte, que lhes permitirá compreender melhor as situações do dia a dia.
  2. Frequente com os seus filhos bibliotecas, livrarias e feiras do livro. Deixe as crianças à vontade para agarrarem e folhearem os livros de que gostam e que captam a sua atenção. 
  3. Ofereça livros aos seus filhos e construa-lhes uma biblioteca. Quando forem comprar presentes para amigos ou familiares, incentive-os a escolher livros! 
  4. Crie em sua casa um ambiente favorável à leitura. Desligue a televisão, providencie uma iluminação adequada, encontre um lugar confortável para se sentarem e desfrute do momento em família! 

O desafio está lançado a miúdos e graúdos: façam do livro um eterno companheiro!

Sem comentários:

Enviar um comentário