Ler não tem de ser aborrecido!


Queremos que os mais pequenos descubram que a leitura pode ser uma atividade surpreendente e muito divertida! 

Nas escolas, porque não tornar o momento da leitura uma atividade interativa e dinâmica? São muitas as formas de ler em conjunto que o professor pode explorar com os seus alunos na sala de aula. Por exemplo, pode propor uma leitura rotativa, uma leitura onde cada aluno encarna uma personagem ou, até, uma leitura a pares. 

Os livros escolhidos para a sala de aula devem ir ao encontro dos interesses dos alunos e devem ser substituídos com frequência, sobretudo se as crianças começarem a mostrar-se desinteressadas. Mas para além da sala de aula ou da biblioteca da escola, onde normalmente decorrem as atividades de leitura, já pensou em escolher espaços menos comuns? Ler no recreio ou na sala de brincadeiras é uma forma de suavizar o momento de aprendizagem da leitura.

As bibliotecas públicas são também uma boa alternativa para a interação dos seus alunos com os livros. Para além de, muitas vezes, desenvolverem as suas próprias atividades, estes espaços pedagógicos podem tornar-se parceiros da sua escola!

Sem comentários:

Enviar um comentário