E já conhece a nossa versão da história da Branca de Neve?































Com certeza que já ouviu falar da história de uma menina que vive com sete anões e que é envenenada pela sua madrasta terrível. Mas a escritora Margarida Fonseca Santos propõe-nos uma versão bem mais divertida no seu conto Branca e os 7 pirilampos

Nesse livro, que também faz parte da coleção «Uma história nada tradicional» da Zero Oito, Branca não é uma menina e nem sequer vive com anões! É, afinal, uma libelinha que se esconde na casa de 7 pirilampos depois de saber que a madrasta terrível a quer matar. Sim, existe uma madrasta terrível! Mas na versão de Margarida Fonseca Santos a madrasta é uma borboleta vaidosa e não tem um espelho, mas um Lago Encantado ao qual todos os dias pergunta: “ – Lago meu, lago meu, conheces alguma mais bonita do que eu?”. 

Branca e os 7 pirilampos é uma narrativa repleta de aventuras tão extraordinárias que a tornam mesmo nada tradicional.  Desde personagens imprevistas vindas de outros contos, ao inesperado final da história em que a vítima se torna, afinal, na heroína, este é um exemplo muito criativo de como é possível desconstruir uma história que conhecemos tão bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário