Vamos ilustrar a nossa imaginação!



Já aqui falámos em como Um concurso nada tradicional pretende levar os seus alunos a desconstruir uma história tradicional que conhecem. Mas há mais: queremos que as crianças também desenvolvam uma capa para o novo enredo que vão criar!

Ao incentivar o desenho nas crianças estamos a fortalecer a sua coordenação motora, a estimular a organização do seu pensamento, a ensiná-las a ter noção do espaço e, claro, a ajudá-las a exprimir com mais facilidade as suas ideias e emoções. 

O desenho infantil pode dizer-nos como o pensamento da criança está estruturado. São muitos os exercícios e materiais que se podem trazer para a sala de aula com o objetivo de estimular a imaginação e a expressão plástica dos mais pequenos.

Por isso, hoje propomos um exercício de desenho criativo em grupo, desenvolvido pelo surrealista André Breton. Para começar, forme vários grupos, cada um com pelo menos três crianças. Depois, distribua uma folha de papel em branco por cada grupo e convide um aluno selecionado ao acaso a desenhar uma figura que pode ou não ter significado. O segundo aluno, ignorando o eventual significado do desenho do seu antecessor, cria uma nova figura utilizando o elemento anterior. O mesmo exercício repete-se até todas as crianças do grupo terem participado. O resultado final, muitas vezes, não é um desenho claro, mas o desafio de dominar a forma anterior impondo a sua própria visão pode tornar-se muito estimulante para as crianças[1].


[1] Fonte: Gianni Rodari, Gramática da Fantasia – Introdução à arte de contar histórias, 2.ª edição, Editorial Caminho, Lisboa, 1993.

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