O que é que as lendas têm em comum com as histórias tradicionais?



As lendas são narrativas que surgiram do imaginário popular e que fazem parte da tradição oral. Foram contadas ao longo dos tempos pelos mais velhos e, só mais tarde, surgiu a preocupação de as registar por escrito.

Esta descrição soa-lhe familiar? Percebemos porquê: são muitas as características que as histórias tradicionais e as lendas têm em comum. No entanto, existem alguns pormenores que se destacam em ambas as narrativas e que permitem perceber de que tipo de história se trata.

As lendas são narrativas de fantasia que têm como base um facto histórico. É por isso que, ao contrário das histórias tradicionais, estão bem definidas no espaço e no tempo. As personagens adquirem, normalmente, um nome próprio, embora, tal como nos contos tradicionais, sejam em pouco número. 

Esta preocupação em detalhar o enredo das lendas pretende atribuir maior credibilidade à história, cujo principal objetivo é explicar um facto misterioso e inexplicável pela ciência ou pelo senso comum. Por exemplo, também a expressão «Era uma vez», que é normalmente utilizada nos contos e concede à narrativa um caráter mais abstrato, é substituída pelas palavras «Conta a lenda que».

Falta precisamente um mês para o final do Um concurso nada tradicional. Não se esqueça de, até dia 28 de novembro, enviar todos os materiais necessários: o ficheiro da capa e contracapa com um título, uma ilustração e uma sinopse (faça o download do ficheiro aqui) e, numa folha A4, uma sinopse mais alargada. Mãos à obra!

Sem comentários:

Enviar um comentário