Sabe como é que surgiram os contos tradicionais?


Durante muitos anos os contos tradicionais foram transmitidos oralmente, e só na Idade Média surgiu a preocupação de preservar algumas destas narrativas através da escrita. Por serem histórias que fazem parte da cultura popular, foram-se moldando ao longo dos anos com a evolução da sociedade. Na verdade, as histórias que hoje conhecemos são uma transformação das histórias originais, existindo inúmeras versões para o mesmo conto. Mas não é só o contexto cultural que determina a existência de várias versões: também o narrador influencia o resultado final da história. «Quem conta um conto, acrescenta um ponto», já dizia o provérbio.

Por exemplo, no início do século XIX, os irmãos Grimm decidiram recolher vários testemunhos e documentos que contavam as histórias tradicionais do povo alemão, que depois reescreveram e compilaram em livro. É por isso que muitos dos contos hoje conhecidos são versões da sua autoria.

Acredita-se também que muitos dos enredos que originaram os contos tradicionais sejam inspirados em acontecimentos verídicos que depois foram transformados nessas narrativas de faz-de-conta com objetivos morais. Os contos tradicionais sempre tiveram a grande finalidade de divertir, mas também, e principalmente, de ensinar.

Tal como Um concurso nada tradicional que a nossa editora propõe para este ano letivo. A entrega dos trabalhos está marcada para o dia 28 de novembro, participe já!

Sem comentários:

Enviar um comentário