Já conhece a autora da nossa coleção?




Margarida Fonseca Santos é a escritora dos primeiros dois títulos da nossa coleção «Uma história nada tradicional».

«Os contos sempre fizeram parte de mim; sempre gostei de ouvir contar e inventar histórias»
Margarida Fonseca dos Santos

Nascida em Lisboa a 29 de novembro de 1960, Margarida Fonseca Santos concluiu o curso superior de Piano no Conservatório Nacional. A escrita surgiu em 1993 enquanto dava aulas de Formação Musical para o ensino vocacional na Escola Superior de Música de Lisboa (1990-2005), e a paixão foi tal que Margarida abandonou o ensino de música. Atualmente, o seu tempo é inteiramente dedicado à escrita, e são vários os livros que já publicou, sobretudo no universo infanto juvenil. 

Sobre a importância dos contos tradicionais hoje em dia, Margarida Fonseca Santos afirma:

«Os contos tradicionais ensinam-nos, num registo curto e cheio de sentido, a crescer de forma segura. A sua função, ao longo dos séculos, tem sido levar os ouvintes ou os leitores a vivenciar episódios que, metaforicamente falando, se assemelham à vida real. O nosso subconsciente retira dos contos o que, para nós e naquele momento, é necessário apreender. Nem todos interpretamos os contos da mesma forma, o que é uma mais-valia preciosa. Para além disto, aprendemos a contar histórias, em cada conto, em cada ideia.»

Margarida Fonseca Santos é uma das escritoras mais referenciadas no Plano Nacional de Leitura e já arrecadou vários prémios nacionais na área da escrita. Na coleção «Uma história nada tradicional» da Zero a Oito, a escritora mostra-nos que os contos tradicionais estão vivos, mas tão vivos que são capazes de se transformar e ganhar uma nova vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário