A história de «O patinho feio» e de «A pequena sereia» foram escritas pela mesma pessoa. Sabe quem é?






Ao contrário dos irmãos Grimm, que reuniram relatos e testemunhos do povo alemão, Hans Christian Andersen dedicou-se à criação e escrita de contos tradicionais, que permanecem, até hoje, muito populares entre os mais novos. Entre as mais de 160 histórias publicadas, destacam-se, por exemplo, A pequena sereia, O patinho feio, O rei vai nu e, também, O pequeno polegar. Mais recentemente, o sucesso mundial do filme Frozen (Disney), baseado na narrativa A Princesa do Gelo da autoria de Hans Christina Andersen, demonstram a notoriedade do escritor.

Hans Christian Andersen nasceu em 1805, na Dinamarca. A escrita surgiu cedo na sua vida, mas apenas em 1835 começou a escrever histórias para crianças. O sucesso perante este novo público não foi imediato e o reconhecimento pelo seu trabalho só surgiu mais tarde, quando as suas narrativas foram traduzidas para inglês. 

Com base na sua humilde experiência, Hans Christian Andersen procurava através das suas histórias transmitir comportamentos que acreditava que deviam ser acolhidos pela sociedade da sua época. O papel do escritor dinamarquês na literatura para crianças foi, de tal forma marcante, que a data do seu nascimento, dia 2 de abril, permanece até hoje como o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

O mês de novembro está mesmo a chegar e faltam menos de 30 dias para terminar este desafio criativo que a Zero a Oito está a lançar às escolas. Ainda está a tempo de participar! Consulte o regulamento e o guia prático de como participar, e mãos à obra!

Sem comentários:

Enviar um comentário