Vamos soltar a imaginação… e as palavras!



Começar a escrever uma história e enfrentar uma folha em branco pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. No entanto, existem exercícios que podem ser desenvolvidos na sala de aula e que podem ajudar as crianças a soltarem a imaginação. Hoje deixamos-lhe uma proposta para uma atividade[1] que pode muito bem originar uma ideia para uma nova história.

Peça aos seus alunos que levem para a escola jornais e revistas que tenham em casa. Depois, peça-lhes para recortar os títulos e misturá-los de forma a construir novas frases ou, até mesmo, pequenos textos. Não existe limite para a imaginação e não é obrigatório que as novas frases façam sentido. Os títulos podem ser cortados por palavra ou podem ter várias palavras num só recorte, no entanto, o resultado é mais interessante se forem recortadas duas ou mais palavras em conjunto. Peguemos, por exemplo, em três títulos de jornais e revistas antigos:

Lisboa com mais restrições ao trânsito

Prepare-se para ir jantar fora

E tudo o mar levou

Misturando e baralhando, podemos obter duas novas notícias – ou frases soltas –, talvez absurdas, mas muito divertidas:

O mar levou jantar ao trânsito

Lisboa prepare-se para ir fora


Aproveite o contexto de fantasia dos contos tradicionais para explicar aos seus alunos que o absurdo pode fazer parte da ideia que vão desenvolver para o Um concurso nada tradicional.




[1] Ideia de jogo retirada do livro: Rodari, Gianni, Gramática da Fantasia – Introdução à arte de contar histórias, Editorial Caminho, 2ª edição, Lisboa, 1993.

Sem comentários:

Enviar um comentário