“Os irmãos Grimm” de Portugal



Há muito tempo atrás, os irmãos Grimm tiveram a preocupação de compilar num livro as histórias tradicionais do povo alemão. Em Portugal, também houve quem o fizesse. Sabe de quem falamos?

Teófilo Braga foi um político, professor e escritor português oriundo de Ponta Delgada, cidade da ilha de S. Miguel nos Açores. Nasceu em 1843 e estudou Direito em Coimbra, onde se relacionou com alguns escritores, nomeadamente Antero de Quental. 

Movido pelo espírito patriótico, Teófilo Braga procurou conhecer as raízes do povo português e dedicou parte da sua vida a escrever obras relacionadas com este tema. Destacam-se as obras Os Contos Tradicionais do Povo Português (1883), O Povo Português nos seus Costumes, Crenças e Tradições (1885) e História da Poesia Portuguesa.

Em Os Contos Tradicionais do Povo Português, o escritor recolheu não só histórias tradicionais de várias cidades do país – como, por exemplo, O caldo de pedra que lhe contámos na semana passada –, mas também diversas lendas e fábulas.

A escrever começou a sua carreira e a escrever terminou os seus dias. No entanto, Teófilo Braga também assumiu um papel de destaque na política portuguesa, em particular no movimento republicano. Envolvido na revolução de 5 de outubro de 1910, assumiu por duas vezes o comando do país. A primeira, enquanto chefe de estado até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República e, mais tarde, em 1915, ao integrar um governo de transição, após a demissão do primeiro presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga. 

O Um concurso nada tradicional termina já esta sexta-feira. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail concursos0a8@gmail.com com o assunto «Um concurso nada tradicional» ou por carta endereçada a Zero a Oito, "Um concurso nada tradicional", Rua Castilho, n.º 57, 1.º Direito, 1250-068 Lisboa. Os trabalhos podem ainda ser entregues por mão própria na morada atrás indicada.

Não se esqueça de incluir todos os materiais: o ficheiro da capa e contracapa, a ficha de inscrição e a folha A4 com a sinopse mais alargada. O prazo para envio dos trabalhos termina no dia 28 de novembro de 2014.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário