Sabe quais são as histórias tradicionais que têm origem em Portugal?




A maior parte das histórias tradicionais que contamos às crianças têm origem na tradição de vários países europeus, sobretudo da Alemanha e de França. No entanto, também existem contos que são baseados nos costumes e na cultura portuguesa. Lembra-se de algum?

O caldo da pedra, também conhecido por A sopa da pedra, é um dos contos tradicionais mais célebres da nossa cultura. Com origem na cidade de Almeirim, concelho de Santarém, esta história conta-nos o percurso de um frade pobre com muita fome, que anda de porta em porta a fazer um peditório para cozinhar um caldo. Ao perceber que os habitantes da aldeia não o queriam ajudar, o pobre homem pega numa pedra e, sob o olhar de troça dos aldeões, diz que vai fazer uma sopa da pedra. Intrigados com a provocação do frade, os habitantes começam a dar-lhe a pouco e pouco os vários ingredientes: uma panela de barro, um pouco de couve, um pedaço de chouriço… até que consegue preparar uma sopa saborosa.

Ainda hoje a sopa da pedra é um prato muito famoso em Portugal e que continua a fazer parte da cultura popular do nosso país. Para além de transmitir às crianças a importância da partilha e da ajuda àqueles que mais precisam, esta história é também uma boa forma de dar a conhecer algumas tradições que estão enraízadas na nossa cultura.  

Tal como O caldo da pedra, existem muitas outras histórias provenientes dos costumes portugueses e que podem também ser trabalhados com as crianças para que elas se familiarizem com a herança popular do nosso país. Entre as mais conhecidas, destacam-se A história da Carochinha, As fiandeiras e O príncipe com orelhas de burro.

Não se esqueça de que falta cerca de uma semana para o envio dos trabalhos! A sua escola e os seus alunos podem vir a ser os grandes vencedores de Um concurso nada tradicional. Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário